segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Moeda Chinesa

A moeda chinesa é o Yuan Renminbi, abreviado como CNY ou RMB. Coloquialmente as pessoas chamam de Kuai. A cotação hoje está 1 CNY = 0.614 BRL. Praticamente a metade do Real. E como é sempre referência, um lanche do McDonald’s custa em média 25 Kuai.

Pensei em escrever esse post sobre dinheiro chinês porque foi por causa do dinheiro que eu passei o meu primeiro aperto na China. Sempre tem alguma história cômica/dramática! E não é isso que faz a gente amar viajar?

Logo que pisei em Chengdu fui até um banco trocar dólares por Yuan. Recebi vários tipos de cédulas e moedas. Saindo do banco fui tentar arrumar um lugar para comer. Estava com mais duas meninas que também não são chinesas. Comprei meu lanche e tinha que pagar 10.00 Yuan. Entreguei para a atendente duas notas de 5. E ela não aceitava de jeito nenhum!!! Claro que não entendia nada do que ela me falava e ela não entendia o que eu falava também. Mas entre gestos e gritarias (sim, eles gritam muito), ela apontava para uma nota de 10 que estava na mão da outra menina que estava comigo. Eu fiquei louca tentando explicar para ela que COMO DUAS NOTAS DE 5 NÃO É A MESMA COISA QUE 10???

Mas não teve jeito. Ela não aceitou, tive que pegar emprestada a nota de 10 da minha amiga e pagar a atendente. Não me conformei com aquilo. Comi meu lanche o tempo todo pensando o que poderia ter acontecido. Saindo dali fomos para um mercadinho comprar algumas coisas para levar para o hotel. E mais uma vez não quiseram aceitar a nota de 5 que a minha amiga tentou usar para pagar as compras.

Dessa vez todas nós ficamos pensando o que poderia ser. Uma delas disse que talvez o 5 fosse número do azar para eles e ninguém iria querer aceitar nossas notas de 5. Claro que tive que pesquisar o que estava acontecendo. E foi assim que descobri que algumas dessas notas de 5 na verdade é 50 centavos e não 5 yuan. É óbvio que ninguém iria aceitar hahahhaha
Foi a partir daí que resolvi prestar mais atenção no dinheiro deles e decidi escrever esse post.

Renminbi significa "moeda do povo" e a sua unidade básica é o yuan. O yuan é dividido em 10 jiao. Cada jiao é dividido em 10 fen. Os nomes usados para se referir a eles são kuai, para o yuan, e mao, para o jiao. Os fen não costumam ser usados nas grandes cidades.

As notas de Renminbi são bem interessantes. Elas tem frases escritas em 7 idiomas: Mandarim, Pinyin, Vietnamita, Arábe, Tibetano, Mongol e Braille. São 5 idiomas no canto direito superior da nota, o Braille no canto e lateral esquerda inferior e o mandarim na frente da nota. Isso é feito porque essas são as escritas usadas na China incluindo as minorias étnicas.

As notas chinesas são todas iguais, o que difere cada uma pelo valor é a cor e o desenho da parte de trás que são desenhos de regiões e monumentos da China.

Existem moedas de 0,01, 0,02, 0,05 e 1.
Existem cédulas de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 e também encontramos cédulas para 10 e 50 centavos.

  • 1 yuan é dividido em 10 jiao (yi jiao = 0,10, er jiao = 0,20, wo jiao = 0,50)
  • 1 jiao é dividido em 10 fen (yi fen = 0,01, wu fen = 0,05)
Então na cédula não dizia 50 (já que seriam 50 centavos), mas sim 5 (não 5 yuan mas 5 jiao que equivale a 50 centavos de yuan). É meio complicado de explicar, mas talvez as fotos ajudem!




1 Yuan (Frente)

1 Yuan (verso)

5 Yuan (frente)

5 Yuan (verso)

10 Yuan (frente)

10 Yuan (verso)

20 Yuan (frente)

20 Yuan (verso)

50 Yuan (frente)

50 Yuan (verso)

100 Yuan (frente)

100 Yuan (verso)

1 Yuan em cédula e em moeda


1 Jiao em cédula e moeda (10 centavos)


Cédulas de 1 Yuan e 1 Jiao (1 Kuai e 10 centavos)

Moedas de 1 Yuan e 1 Jiao (1 Kuai e 10 centavos)






Em cima 1 Yuan em cédula e moeda - Embaixo 1 Jiao em cédula e moeda

Cédulas de 5 Yuan e 5 Jiao (5 Kuai e 50 centavos)


Cédula e moeda de 5 Jiao (50 centavos)





















terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Visto chinês

No post de hoje eu vou falar um pouco sobre todo o processo para conseguir meu visto chinês.E como sempre, tudo é uma aventura!

Brasileiros precisam de visto para ir para a China. Tem consulados chinês no Rio, São Paulo e Brasília, mas não podemos escolher onde queremos ir fazer o visto, é dividido por regiões. Então para a região sul do Brasil o local escolhido para fazer o visto é o consulado de São Paulo. No meu caso precisei pedir um visto Z, que é de trabalho. Recebi uma carta da empresa e um outro documento de aceitação do governo que eu deveria levar junto com um formulário preenchido (a Disney me enviou o formulário com tudo que era para eu preencher nele).
Como tudo foi meio corrido tive que ir às pressas para São Paulo. A passagem não foi nada barata e então tentei pegar um voo para ir e voltar no mesmo dia e não precisar gastar com estadia também, além disso estava próximo do Natal e eu tinha muitas coisas para resolver e preparar para a minha viagem, precisava ficar em Porto Alegre.
O consulado fica aberto das 9h às 12h e não é necessário agendar, é só chegar lá com a documentação e o passaporte. Peguei o primeiro voo da manhã no dia 22/12 e fui direto para o consulado cheguei bem cedo lá e não fiquei 10 minutos. Só entreguei tudo, mal olharam para a minha cara e me entregaram as informações para efetuar o pagamento da taxa do visto que é de R$ 160,00. Perguntei se era só isso e a atendente disse que sim, só vir retirar o passaporte no dia 24.

             [eu chocada] “Como? Vocês não enviam pelo correio???”
             [a atendente] "Não, tem que vir aqui retirar com o comprovante de pagamento da taxa do visto.”
             [eu ainda chocada] “Mas eu sou de Porto Alegre! Não tenho como voltar aqui dia 24 só para retirar.”
             [atendente com um ar de não faz drama por favor!] “Você pode pedir para outra pessoa vir retirar para você. Qualquer um pode retirar,  é só trazer o comprovante de pagamento.”
             [balãozinho de pensamento na minha cabeça] "Claro, até porque todo mundo tem algum conhecido que mora em SP e que está disponível em pleno natal para vir buscar um passaporte no consulado chinês."
             [balãozinho de pensamento na minha cabeça número 2] "Qualquer pessoa pode vir buscar meu passaporte??? Não precisa nenhum tipo de autorização, procuração, nada???"

Ok, um pouco diferente de fazer o visto Americano!
Ainda bem que tenho sim conhecidos em São Paulo e pude pedir esse favor, ainda que em plena véspera de Natal. Fui salva por dois anjos Gustavo e Rafael que retiraram para mim e enviaram para Porto Alegre via Sedex. Nem sei o que teria sido da minha viagem sem eles.

Para os que pretendem viajar para a China:
Minha dica é pagarem uma agencia de vistos para fazer todo o processo, já que não é necessária uma entrevista presencial no consulado, é só entregar mesmo os documentos e depois qualquer um pode retirar. Então a empresa pode fazer isso para vocês, e o valor que eles vão cobrar certamente é menor do que o que paguei de passagem aérea até SP, mais taxi até o consulado, Sedex para enviar meu passaporte para casa ou uma estadia se fosse ficar em SP esperando para retirar o visto eu mesma. A gente aprende com os erros!

Mas a jornada do visto não termina por aí. Chegando na China é preciso entregar o passaporte para a empresa terminar o processo de visto de trabalho. Então ficamos de 2 a 3 semanas sem passaporte no país. Sempre bom manter uma cópia dele durante esse período.
 Para essa parte do processo também é preciso fazer um exame médico. Cheguei no hospital e lá fui “pulando” de sala em sala. Foram vários exames. Em uma sala fiz uma ecografia torácica, em outra raio x dos pulmões, em outra exame de visão e audição, exame de urina e sangue. Depois de tudo Ok finalmente recebi meu passaporte com uma segunda estampa de visto chinês (permissão de residência) e mais um mini passaporte chinês que é a licença de trabalho (Alien employment permit).
Agora estou permitida legalmente a morar e trabalhar na China até Abril de 2017!



Visto Concedido no Brasil





Dia de exame médico. Estranho como a gente sai do exame de sangue com uns palitinhos com algodão na ponta, tipo um cotonete, e tem que ficar segurando até parar de sangrar.

Permissão de Moradia Concedida na China

Permissão de Trabalho - Alien Employment Permit