quinta-feira, 31 de março de 2016

Fazer Supermercado na China

O supermercado que costumo ir aqui em Xangai é o Carrefour por ter bastante opção e ter produtos importados. Por ser um supermercado que temos no Brasil também, esperava que fosse igual, mas é bastante diferente. Tem uma característica de atacado e algumas bizarrices chinesas que quero compartilhar com vocês.

Vou começar pela seção de higiene porque foi a primeira foto que tive que tirar dentro do supermercado de tão apavorada que fiquei ao passar pelo corredor dos absorventes. Eles tem absorventes gigantescos e tem sempre um aberto para amostra.





Passando para a comida, que é a parte mais bizarra!
Tudo que é mercadinho tem um corredor inteiro de snacks em embalagens a vácuo que me fizeram olhar um por um para tentar entender o que tinha dentro.





















Bom, agora é hora de comprar carne. Juro que estava com muito medo de comprar carne aqui. Pensei que talvez pudesse ser um bom momento para realizar um dos itens da minha lista de botas: ser vegetariana por um mês. Mas seria por um ano! Porém eu quero continuar malhando e essas dietas precisam de muita proteína, então lá vou eu dar uma olhada no frango e peixe.

Quase dei um pulo quando vi um monte de animais vivos dentro de aquários!






Estava na seção de frutos do mar. Que achei até bem interessante, tirando a parte dos bichos vivos.




Ok, agora vamos procurar uns filezinhos de peixe para a minha dieta! 
Não encontrei de jeito nenhum, até que veio um atendente tentar me ajudar (só tentar mesmo porque ele não falava inglês), mas até que deu para gente se entender. Eu pedi, nem sei como, filés de peixe. Ele disse que não tinha, daí pegou um peixe inteiro que estava no gelo, só estava sem a cabeça, mas estava inteiro. Juro que vi o peixe mexer como quando estão se debatendo ao serem tirados da água. Ele fez sinal de que cortaria para mim na hora os filés. Quando ele pegou aquele peixe e vi (ou talvez imaginei) ele se debatendo daquele jeito me deu um coisa que dei um pulo para trás, coloquei as mãos no rosto e só fiz que não muitas vezes com a cabeça. Falei obrigada em chinês e fui embora. Peixe aqui pelo jeito não vou poder comer. E agora tenho mais certeza do que já tinha, que se precisasse matar um animal para comer jamais o faria. Só como porque não é possível associar uma bandeja com pedaços de filés a um ser vivo, então fico nessa blind ignorance, me enganando para conseguir comer carne.

Continuando as compras...

Já que peixe vou ter que riscar da lista, vamos ver se consigo frango. Já estava quase certa de que teria mesmo que ser meu ano vegetariano aqui na china quando cheguei na seção de frangos.










Me diz o que é aquela galinha preta!!!! Meu Deus!!!!
Mas depois encontrei as bandejinhas de filés de peito de frango que sempre comprei no Brasil. Assim salvou minha dieta e ainda não vai ser dessa vez que vou passar uma temporada vegetariana.







terça-feira, 22 de março de 2016

A China e o chá



O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás somente da água. A história da famosa bebida começou na China, há mais de 5 mil anos. A palavra chá em Chinês é bem parecido com o português. Chá (se pronuncia Tchá).

Existem três variedades básicas de chá:
Verde: chá sem fermentação, muito consumido na China, Japão e Sudeste da Ásia.
Preto: Chá fermentado (em chinês é chamado de "chá vermelho"). O preferido dos ingleses.
Semi-Fermentado: possui as qualidades dos dois tipos principais (misturado a botões de jasmim, por exemplo, se transforma no famoso "Chá de Jasmim").

Em alguns lugares, os chás são consumidos em xícaras sem alças. Isto tem um motivo: se você consegue segurar com as mãos, isto indica que a temperatura do chá está ideal para o consumo; se você não conseguir segurar e até queimar as mãos é porque pode fazer mal.

Do chá verde e seus benefícios acho que todo mundo já ouviu falar. Mas eu não sabia muito sobre o Chá Oolong. Então pesquisei um pouco e vou compartilhar aqui.


O chá Oolong é um dos mais conhecidos na china e está situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação. O chá é feito a partir das folhas da mesma planta que dá também origem ao chá verde e ao chá preto, a diferença é o teor de oxidação de cada um. O Oolong encontra-se bem no meio, entre o chá verde e o chá preto, e por isso é chamado de semi-oxidado.
Ele possui um aroma delicioso, tem um gosto amargo e levemente adocicado, um pouco parecido com o gosto do chá verde. Possui baixos níveis de cafeína, e por isso torna-se bastante relaxante para beber. Ele é rico em antioxidantes, minerais como o cálcio, potássio, selênio, cobre e manganês, vitaminas dos tipos A, B, C, E e K, além de muitos ácidos fólicos e niacina. Todos estes nutrientes reunidos transformam o chá Oolong em um maravilhoso remédio caseiro para vários problemas.


Antes de vir para a China fui a um restaurante chinês muito bom em Porto Alegre para me despedir de um amigo muito querido e já entrar no clima da China. Depois da janta bebi um chá de jasmim e aquele cheiro me lembrou da China. Eu falei para o meu amigo: como esse cheiro pode me lembrar de um lugar em que nunca estive? Mas ele também concordou que o cheiro daquele chá remetia ele para a China, onde ele também nunca esteve. Foi um fato curioso, então eu sabia que uma coisa eu tinha que fazer quando chegasse na China: tomar um chá de jasmim.
Quando estive em Chengdu visitei o templo Yuan e lá tem uma famosa casa de chá e claro que fui conhecer e tomar o meu chá de jasmim. Adorei ter estado lá porque me senti de verdade na China. Você escolhe que sabor de chá quer e recebe um envelope com a erva. Depois vem alguém servir a água para o chá. Mas a xícara tinha uma tampa. Eu não sabia para que servia, achei que era só para deixar a erva em infusão por um tempo. Mas vieram nos ensinar a forma certa de tomar o chá, e compartilho o vídeo com vocês.







terça-feira, 15 de março de 2016

A Mania da Água Quente


A ideia do blog era escrever sobre tudo que for diferente ou estranho ou simplesmente interessante sobre a China. Então hoje vou escrever sobre algo que para mim é estranho: a mania da água quente.

É difícil comprar bebidas geladas por aqui porque sempre está tudo meio que temperatura ambiente. Imagina o meu desgosto quando abri um Redbull que estava louca para tomar e estava quente!!! 
Café da manhã do hotel e eu como não bebo café fui perguntar se tinha suco de laranja. Comunicando daquele jeito mas a moça me entendeu e apontou para uma máquina de café e eu fui ver que tinha um dos botões que dizia 'orange juice'. Ah, que bom! Fui me servir, mesmo achando estranho ser em uma máquina de café e aí que entendi porque. O suco era quente!!!! Mas quente como um chá ou café. Super quente!!! Claro que não tomei o suco né.
Logo eu que só consigo beber se for gelado mesmo. Independente de ser verão ou inverno, acho super estranho essa mania de as bebidas serem quentes.
Quando você entrar em um restaurante sempre vão te servir um copo com água quente antes mesmo de fazer qualquer pedido.


Na escola as crianças levam suas garrafinhas de água com água quente para beber também.
Esses dias estava gripada e uma colega me deu aqueles chazinhos para gripe para eu tomar. Eu agradeci e disse que tomaria quando chegasse em casa, já que não tinha como esquentar água para preparar o chá. Ela apontou para a água mineral e disse que tinha sim, e bem quente!!! 

Quase não acreditei quando eu vi o bebedouro, daqueles que a gente está acostumado, com água mineral e duas torneirinhas, uma para água fria e outra gelada. Só que aqui uma é água quente e a outra fria (temperatura ambiente).
E a água é sim, quente para chá ou chimarrão!!!! Para os gaúchos até seria uma boa ideia né?



quarta-feira, 9 de março de 2016

O Ano do Macaco




Dia 08 de Fevereiro de 2016 comemoramos o ano novo chinês, que é o início do ano 4.714. Os chineses usam o calendário lunar, em que cada mês começa no dia mais escuro.

O ano novo Chinês é a celebração mais longa do calendário chinês. As pessoas tiram duas semanas de folga para viajar e visitar suas famílias. Para comemorar o ano novo chinês as pessoas usam roupas vermelhas, decoram a casa com palavras escritas em papéis vermelhos com desejos para o ano novo, dão dinheiro da sorte em envelopes vermelhos. O vermelho representa o fogo, que de acordo com a lenda afasta a má sorte.
As tangerinas e as laranjas são um símbolo do ano novo chinês. A palavra tangerina em chinês tem o som parecido com a palavra sorte e a palavra laranja tem o som parecido com a palavra riqueza. Então as pessoas decoram árvores com tangerinas e laranjas e envelopes vermelhos, ou oferecem tangerinas e laranjas de presente no ano novo.

Comemora-se com fogos de artifício e ceia na véspera do ano novo. Mas os fogos de artifício ficaram só na tradição e na lembrança dos chineses esse ano. Foi proibido qualquer tipo de fogos de artifício durante as celebrações do Ano Novo em 2016. Parece que por causa do nível de poluição que estão enfrentando esse ano. Pelo menos aqui em Xangai.

As celebrações acabam oficialmente na lua cheia com o Festival das Lanternas, com muitas decorações coloridas e performances.


O Ano do Macaco

Cada novo ano é relacionado a um dos doze animais do horóscopo chinês.  A história do horóscopo chinês começa com uma lenda muito antiga:
Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, e a cada um dos animais prometeu uma surpresa. Apenas doze compareceram; a cada um foi atribuído um ano, conforme a hora de chegada: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

No fim da festa, os animais fizeram o seu juramento solene perante o buda: cada um deles estaria sempre, por um dia e uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze se empenhariam a pratica o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Graças ao trabalho constante dos animais, o Buda garante uma certa ordem no universo.

Estamos iniciando o ano do macaco e para quem é macaco é um ano de azar. Então use muito vermelho esse ano para tentar superar o ano do macaco.

O que podemos esperar do ano do macaco? Fiz algumas pesquisas e parece ser um bom ano (menos para quem é macaco):

O macaco é o animal mais auspicioso do horóscopo chinês. Está associado a características como ambição, atividade, esperteza, malícia e aventura. 2016 pode ser um ano em que você se sentirá disposto e cheio de energia para batalhar pelo que quer.O Macaco é um símbolo de ambição e este tema estará presente no ano de 2016. As pessoas serão impulsionadas por fortes motivações financeiras e poderão se lançar mais ferozmente em busca de seus objetivos.



Se quiser saber qual seu signo chinês, clique aqui. Além da figura abaixo, nesse blog tem uma descrição bem interessante de cada signo.



 
Árvore de Tangerinas e Envelopes vermelhos

Envelope Vermelho com dinheiro da sorte

Envelope Vermelho com dinheiro da sorte

Envelope Vermelho com dinheiro da sorte

Fazendo Dumplings

Fazendo Dumplings

Fazendo Dumplings

Fazendo Dumplings

Festival de Lanternas

Festival de Lanternas

Festival de Lanternas

Festival de Lanternas

Festival de Lanternas





 FELIZ ANO DO MACACO!!!!!