terça-feira, 22 de março de 2016

A China e o chá



O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás somente da água. A história da famosa bebida começou na China, há mais de 5 mil anos. A palavra chá em Chinês é bem parecido com o português. Chá (se pronuncia Tchá).

Existem três variedades básicas de chá:
Verde: chá sem fermentação, muito consumido na China, Japão e Sudeste da Ásia.
Preto: Chá fermentado (em chinês é chamado de "chá vermelho"). O preferido dos ingleses.
Semi-Fermentado: possui as qualidades dos dois tipos principais (misturado a botões de jasmim, por exemplo, se transforma no famoso "Chá de Jasmim").

Em alguns lugares, os chás são consumidos em xícaras sem alças. Isto tem um motivo: se você consegue segurar com as mãos, isto indica que a temperatura do chá está ideal para o consumo; se você não conseguir segurar e até queimar as mãos é porque pode fazer mal.

Do chá verde e seus benefícios acho que todo mundo já ouviu falar. Mas eu não sabia muito sobre o Chá Oolong. Então pesquisei um pouco e vou compartilhar aqui.


O chá Oolong é um dos mais conhecidos na china e está situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação. O chá é feito a partir das folhas da mesma planta que dá também origem ao chá verde e ao chá preto, a diferença é o teor de oxidação de cada um. O Oolong encontra-se bem no meio, entre o chá verde e o chá preto, e por isso é chamado de semi-oxidado.
Ele possui um aroma delicioso, tem um gosto amargo e levemente adocicado, um pouco parecido com o gosto do chá verde. Possui baixos níveis de cafeína, e por isso torna-se bastante relaxante para beber. Ele é rico em antioxidantes, minerais como o cálcio, potássio, selênio, cobre e manganês, vitaminas dos tipos A, B, C, E e K, além de muitos ácidos fólicos e niacina. Todos estes nutrientes reunidos transformam o chá Oolong em um maravilhoso remédio caseiro para vários problemas.


Antes de vir para a China fui a um restaurante chinês muito bom em Porto Alegre para me despedir de um amigo muito querido e já entrar no clima da China. Depois da janta bebi um chá de jasmim e aquele cheiro me lembrou da China. Eu falei para o meu amigo: como esse cheiro pode me lembrar de um lugar em que nunca estive? Mas ele também concordou que o cheiro daquele chá remetia ele para a China, onde ele também nunca esteve. Foi um fato curioso, então eu sabia que uma coisa eu tinha que fazer quando chegasse na China: tomar um chá de jasmim.
Quando estive em Chengdu visitei o templo Yuan e lá tem uma famosa casa de chá e claro que fui conhecer e tomar o meu chá de jasmim. Adorei ter estado lá porque me senti de verdade na China. Você escolhe que sabor de chá quer e recebe um envelope com a erva. Depois vem alguém servir a água para o chá. Mas a xícara tinha uma tampa. Eu não sabia para que servia, achei que era só para deixar a erva em infusão por um tempo. Mas vieram nos ensinar a forma certa de tomar o chá, e compartilho o vídeo com vocês.







2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Acabei de ler este post e achei que ele merece uma celebração. Para isso, preparei um chá de menta que uma amiga muito querida me trouxe de uma viagem ao Marrocos... estou escrevendo e tomando chá...

    ResponderExcluir